Como se não bastasse todo o sofrimento vivido por dezenas de famílias vítimas de um incêndio na comunidade do Campinho, nos Coelhos, elas ainda precisam enfrentar a burocracia e lentidão dos órgãos auxiliadores da prefeitura para poderem sobreviver.
| Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press / Diário de Pernambuco |
Em pronunciamento feito após o incidente, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, anunciou que o valor do auxílio-moradia pago pela administração municipal para casos como este, irá aumentar, de R$ 150,00 para R$ 200,00, um aumento de cinquenta reais a mais para quem perdeu tudo.
Além disso, a prefeitura irá ceder colchonetes, kits de higiene pessoal e cestas básicas, além de um crédito de R$ 1,500,00, a ser parcelado em três vezes de R$ 500,00, para a compra de móveis e utensílios domésticos para as famílias prejudicadas.
Além disso, a prefeitura irá ceder colchonetes, kits de higiene pessoal e cestas básicas, além de um crédito de R$ 1,500,00, a ser parcelado em três vezes de R$ 500,00, para a compra de móveis e utensílios domésticos para as famílias prejudicadas.
Até onde se tem notícia, 101 famílias foram cadastradas para o recebimento dos "benefícios" citados acima, dos quais 34 delas precisaram ser removidas para um abrigo improvisado. Por outro lado, as famílias (ou boa parte delas) afirmam veementemente que a prefeitura não cumpriu com o prometido, ou seja, não cedeu colchões, kits de higiene e cestas básicas. Alguma coisa está errada.
Quando catástrofes - como esta - acontecem, a ação dos órgãos e departamentos públicos é necessária, e na maioria das vezes decisiva, para o atenuamento da dor das pessoas que já encontram-se traumatizadas em decorrência das tragédias vividas. É de se esperar no mínimo respeito, e com ele a dignidade. Dignidade de ações efetivas e funcionais, não aumentos (de R$ 50,00) e promessas, que tornam ainda mais frágeis um sistema desfuncional.
Se houvessem investimentos em prevenções, construções de moradias e conjuntos habitacionais adequados e dignos, talvez, não estaríamos - eu escrevendo este texto e você lendo - vivenciando este tão doloroso fato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário