quinta-feira, 19 de setembro de 2013
terça-feira, 20 de agosto de 2013
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
terça-feira, 13 de agosto de 2013
É para protestar ou para aparecer? - Opinião
(*) Texto escrito por Luiz Carlos Pereira, autor deste blog.
Nos últimos meses o Brasil inquestionavelmente tem mudado sua percepção de mundo. Pensamos duas vezes antes de tomar decisões, questionamos preços, colocamos em dúvida produtos que nos chegam de forma "fácil", etc. O brasileiro está mais questionador, aguçado de suas convicções e, antes de tudo, exigente.
Nos últimos meses o Brasil inquestionavelmente tem mudado sua percepção de mundo. Pensamos duas vezes antes de tomar decisões, questionamos preços, colocamos em dúvida produtos que nos chegam de forma "fácil", etc. O brasileiro está mais questionador, aguçado de suas convicções e, antes de tudo, exigente.
Um vídeo recentemente caiu nas
graças da internet. Se trata de imagens em que o pastor e presidente da
Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano (PSC-SP) estava em um avião com
destino a São Paulo e foi abordado por dois jovens - Eric Corazza e Conrado
Ribeiro, ambos de 26 anos, que começaram a cantar a música "Robocop Gay",
do extinto grupo Mamonas Assassinas (vítimas de um acidente aéreo em 1996). Os
jovens, não satisfeitos em cantar em alta voz, ainda chegaram a tocar no
deputado e fazer trocadilhos com trechos da música: "Um Feliciano
gay", no qual o trecho original seria: "Um Robocop gay".
Ao lado do deputado estava o produtor
musical Marinho. No avião, estavam dezenas de pessoas que, infelizmente,
sofreram incômodo que poderia ter sido evitado. Em certo momento do vídeo, é
possível perceber que o passageiro que está atrás de Marco Feliciano fica
bastante irritado e pede aos jovens que parem com a ação. Minutos depois, já
sentados, os jovens começam a gritar palavras de ordem no avião:
"Feliciano, pode esperar, a sua hora vai chegar!".
![]() |
| Imagem: Reprodução da internet |
No seu microblog, o deputado
agradece aos passageiros do avião e a Polícia Federal: "Agradeço aos
passageiros do voo AD5019 BSB x GRU bem como a equipe da @azulinhasaereas e o
apoio da Polícia Federal do Aerop de Guarulhos" e ainda destacou o seu
posicionamento a favor da família natural: " Não sou contra gays, sou
defensor da família natural!"
O que se coloca em questão é o
seguinte: Existem formas mais eficazes de protesto, ou todo protesto pode e deve
ser prejudicial?
Cada cidadão tem o direito de
posicionar-se sobre qualquer tipo de assunto, levando suas insatisfações e propostas
as mais diversas instâncias da justiça, para que se exponha as vergonhas e
mazelas de um país. Porém, a liberdade de um indivíduo não pode ser expansiva
ao ponto de ser prejudicial a liberdade de outros indivíduos, o que ocorre não
somente em protestos descontrolados, mas também no carnaval, em cultos
religiosos e etc. É no mínimo desrespeitoso a atitude dos jovens que,
propositalmente, atrapalharam o sossego e o silêncio de tantos outros passageiros.
Lutar por causas e ideologias é
necessário para o avanço de um país. O que não é necessário é a agressão moral
e emocional que, não só o "alvo", mas como boa parte dos passageiros
sofreram com a paz interrompida em nome de uma ideologia falsa - até porquê
quem realmente é engajado em causas sociais e minorias, sabe devidamente
protestar e cobrar os seus direitos. E para evitar que este texto seja tachado
de tendencioso por não explorar os "reais" motivos do
"protesto" dos jovens, eles se colocam dizendo: " "Eu
protestei como um cidadão que tem vergonha de ter um deputado como ele, disse Ribeiro
em entrevista ao UOL.
Reafirmo que todo o cidadão, seja ele gay, hétero, protestante, católico, ateu, branco, negro, etc, tem o direito e o dever de expandir suas insatisfações, criar e organizar mobilizações sociais em prol de mudanças reais, todos tem liberdade e margem política para isto - vivemos em uma democracia. O que é de se pensar - e duas vezes - é se a ação desenvolvida por alguns irá atrapalhar aqueles que, realmente, querem paz.
sábado, 10 de agosto de 2013
A mesma história de sempre, mas em novos modelos de enganação
(*) Texto escrito por Luiz Carlos Pereira, autor deste blog.
O Brasil parece já não aceitar passivamente a qualquer tipo de serviço prestado, e ainda mais quando se trata dos serviços públicos. Já não é de agora que vemos sistemas que não funcionam, como a saúde, educação, moradia, segurança, mobilidade, e tantas outras categorias que ficaria inviável cita-las. O curioso é que, apesar da insatisfação comum das pessoas, os nossos representantes, líderes e dirigentes nunca aprendem o ABC do caráter. Sempre é a mesma conversa: "Vamos trabalhar para punir os envolvidos... Vamos fazer... Vamos estudar soluções... A prefeitura já está trabalhando..." e nada, absolutamente nada, muda.
Recentemente, a Siemens entregou documentos ao CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, em regime de leniência - medida que, ao colaborar com as investigações, a Siemens ficaria isenta de punições futuras, que denuncia um esquema de licitações feitas entre 1998 e 2008 para a operação e execução de serviços na CTPM - Companhia de Transporte Metroviário e metrôs de São Paulo, todos sobre a gestão do PSDB (Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra). Segundo documentos já em posse do CADE, estariam envolvidas cerca de 18 empresas no esquema que é crime contra a concorrência mercadológica.
De acordo com a Siemens, o governo de São Paulo não só sabia, como deu o sinal verde para o esquema que funcionaria assim: A empresa vencedora contrataria outras empresas que participaram do processo licitatório e, juntas através de subcontratações, elevariam preços de produtos e serviços.
Ontem (09), o governador Geraldo Alckmin anunciou a criação de uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar as possíveis fraudes no cartel. A comissão terá representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB e de mais 11 entidades como Organizações Não Governamentais que defendem a transparência das contas públicas.
A população, como já citado no início deste texto, já não aceita qualquer desculpa e serviço. Os nossos políticos devem refletir melhor nas suas ações. Não é justo e muito menos concordável, que milhões de cidadãos que dependem de serviços públicos, e que pagam por isso com taxas elevadas de impostos, não tenham se quer, uma relação de respeito com que governa as cidades, estados e este país. Infelizmente são neles (os políticos falhos) que muita gente confia e elege nas eleições, seja por ignorância política, falta de informação ou simplesmente, descaso de quem não se interessa e troca seu voto por tijolos e dentaduras.
A atenção, em tudo, é a escapatória de um terrível naufrágio social, onde nele estão eu e você, simples vozes em meio a tantas águas de corrupção. Que a justiça, se ela existir de verdade, seja feita.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
[PRODUÇÃO] Programa Papo Extensão no Centro de Educação da UFPE
Para ter acesso ao vídeo, clique aqui.
Produção : Luiz Carlos Pereira
Imagens : Mariana Sabino
Edição e Finalização: Marcílio Júnior
Chefe da divisão de Comunicação: Marcus Silvestre
Coordenação: Wellington dos Santos
Pró-Reitor: Edílson Fernandes
Proext- UFPE- 2013
Produção : Luiz Carlos Pereira
Imagens : Mariana Sabino
Edição e Finalização: Marcílio Júnior
Chefe da divisão de Comunicação: Marcus Silvestre
Coordenação: Wellington dos Santos
Pró-Reitor: Edílson Fernandes
Proext- UFPE- 2013
terça-feira, 6 de agosto de 2013
Com duzentos reais, vítimas do incêndio no bairro dos Coelhos tentam sobreviver
(*) Texto escrito por Luiz Carlos Pereira, autor deste blog.
Como se não bastasse todo o sofrimento vivido por dezenas de famílias vítimas de um incêndio na comunidade do Campinho, nos Coelhos, elas ainda precisam enfrentar a burocracia e lentidão dos órgãos auxiliadores da prefeitura para poderem sobreviver.
| Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press / Diário de Pernambuco |
Em pronunciamento feito após o incidente, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, anunciou que o valor do auxílio-moradia pago pela administração municipal para casos como este, irá aumentar, de R$ 150,00 para R$ 200,00, um aumento de cinquenta reais a mais para quem perdeu tudo.
Além disso, a prefeitura irá ceder colchonetes, kits de higiene pessoal e cestas básicas, além de um crédito de R$ 1,500,00, a ser parcelado em três vezes de R$ 500,00, para a compra de móveis e utensílios domésticos para as famílias prejudicadas.
Além disso, a prefeitura irá ceder colchonetes, kits de higiene pessoal e cestas básicas, além de um crédito de R$ 1,500,00, a ser parcelado em três vezes de R$ 500,00, para a compra de móveis e utensílios domésticos para as famílias prejudicadas.
Até onde se tem notícia, 101 famílias foram cadastradas para o recebimento dos "benefícios" citados acima, dos quais 34 delas precisaram ser removidas para um abrigo improvisado. Por outro lado, as famílias (ou boa parte delas) afirmam veementemente que a prefeitura não cumpriu com o prometido, ou seja, não cedeu colchões, kits de higiene e cestas básicas. Alguma coisa está errada.
Quando catástrofes - como esta - acontecem, a ação dos órgãos e departamentos públicos é necessária, e na maioria das vezes decisiva, para o atenuamento da dor das pessoas que já encontram-se traumatizadas em decorrência das tragédias vividas. É de se esperar no mínimo respeito, e com ele a dignidade. Dignidade de ações efetivas e funcionais, não aumentos (de R$ 50,00) e promessas, que tornam ainda mais frágeis um sistema desfuncional.
Se houvessem investimentos em prevenções, construções de moradias e conjuntos habitacionais adequados e dignos, talvez, não estaríamos - eu escrevendo este texto e você lendo - vivenciando este tão doloroso fato.
terça-feira, 30 de julho de 2013
Reportagem sobre a SBPC - UFPE
Foi realizado na última semana, nos dias 16 e 17 e entre os dias 21 à 26 de julho, a 65º reunião da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Campus da UFPE. O objetivo foi debater os avanços da ciência e da tecnologia.
Abaixo, você confere a reportagem feitas por Luiz Carlos Pereira com Imagens de Diogo Cajueiro.
Abaixo, você confere a reportagem feitas por Luiz Carlos Pereira com Imagens de Diogo Cajueiro.
Para acessar ao vídeo, clique neste link:
sexta-feira, 12 de julho de 2013
[Produção e Narração] Ações extensionistas no Centro de Ciências Biológicas da UFPE
Para ter acesso ao vídeo, clique aqui.
Produção: Luiz Carlos Pereira
Imagens: Mariana Sabino
Edição e Finalização: Marcílio Júnior
Chefe da divisão de Comunicação: Marcus Silvestre
Coordenação: Wellington dos Santos
Pró-Reitor: Edílson Fernandes
Produção: Luiz Carlos Pereira
Imagens: Mariana Sabino
Edição e Finalização: Marcílio Júnior
Chefe da divisão de Comunicação: Marcus Silvestre
Coordenação: Wellington dos Santos
Pró-Reitor: Edílson Fernandes
[Produção] Projeto aborda saúde alimentar com consciência ambiental
Para ter acesso ao vídeo, clique aqui.
Produção : Luiz Carlos Pereira
Imagens : Mariana Sabino
Edição e Finalização: Marcílio Júnior
Chefe da divisão de Comunicação: Marcus Silvestre
Coordenação: Wellington dos Santos
Pró-Reitor: Edílson Fernandes
Proext- UFPE- 2013
Produção : Luiz Carlos Pereira
Imagens : Mariana Sabino
Edição e Finalização: Marcílio Júnior
Chefe da divisão de Comunicação: Marcus Silvestre
Coordenação: Wellington dos Santos
Pró-Reitor: Edílson Fernandes
Proext- UFPE- 2013
[Produçao e narração] Projeto Reflorestamento do Córrego do Cavoco UFPE
Para ter acesso ao vídeo, clique aqui.
Produção : Luiz Carlos Pereira
Imagens e edição: Mariana Sabino e Luiz Carlos Pereira
Finalização: Marcílio Júnior
Chefe da divisão de Comunicação: Marcus Silvestre
Coordenação: Wellington dos Santos
Pró-Reitor: Edílson Fernandes
Produção : Luiz Carlos Pereira
Imagens e edição: Mariana Sabino e Luiz Carlos Pereira
Finalização: Marcílio Júnior
Chefe da divisão de Comunicação: Marcus Silvestre
Coordenação: Wellington dos Santos
Pró-Reitor: Edílson Fernandes
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)
