sábado, 10 de agosto de 2013

A mesma história de sempre, mas em novos modelos de enganação

(*) Texto escrito por Luiz Carlos Pereira, autor deste blog.

O Brasil parece já não aceitar passivamente a qualquer tipo de serviço prestado, e ainda mais quando se trata dos serviços públicos. Já não é de agora que vemos sistemas que não funcionam, como a saúde, educação, moradia, segurança, mobilidade, e tantas outras categorias que ficaria inviável cita-las. O curioso é que, apesar da insatisfação comum das pessoas, os nossos representantes, líderes e dirigentes nunca aprendem o ABC do caráter. Sempre é a mesma conversa: "Vamos trabalhar para punir os envolvidos... Vamos fazer... Vamos estudar soluções... A prefeitura já está trabalhando..." e nada, absolutamente nada, muda.

Recentemente, a Siemens entregou documentos ao CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, em regime de leniência - medida que, ao colaborar com as investigações, a Siemens ficaria isenta de punições futuras, que denuncia um esquema de licitações feitas entre 1998 e 2008 para a operação e execução de serviços na CTPM - Companhia de Transporte Metroviário e metrôs de São Paulo, todos sobre a gestão do PSDB (Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra). Segundo documentos já em posse do CADE, estariam envolvidas cerca de 18 empresas no esquema que é crime contra a concorrência mercadológica. 

De acordo com a Siemens, o governo de São Paulo não só sabia, como deu o sinal verde para o esquema que funcionaria assim: A empresa vencedora contrataria outras empresas que participaram do processo licitatório e, juntas através de subcontratações, elevariam preços de produtos e serviços. 

Ontem (09), o governador Geraldo Alckmin anunciou a criação de uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar as possíveis fraudes no cartel. A comissão terá representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB e de mais 11 entidades como Organizações Não Governamentais que defendem a transparência das contas públicas.

A população, como já citado no início deste texto, já não aceita qualquer desculpa e serviço. Os nossos políticos devem refletir melhor nas suas ações. Não é justo e muito menos concordável, que milhões de cidadãos que dependem de serviços públicos, e que pagam por isso com taxas elevadas de impostos, não tenham se quer, uma relação de respeito com que governa as cidades, estados e este país. Infelizmente são neles (os políticos falhos) que muita gente confia e elege nas eleições, seja por ignorância política, falta de informação ou simplesmente, descaso de quem não se interessa e troca seu voto por tijolos e dentaduras.

A atenção, em tudo, é a escapatória de um terrível naufrágio social, onde nele estão eu e você, simples vozes em meio a tantas águas de corrupção. Que a justiça, se ela existir de verdade, seja feita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário